sábado, 24 de julho de 2010

Revanche - Fresno

bom, minha primeira análise musical e o escolhido para isso é mais recente álbum da Fresno: Revanche. Vou começar analisando faixa a faixa e por fim dou minha conclusão final sobre o disco (conclusão final foi redundante mais whatever).

Revanche
comecemos pela faixa-título. Confesso que quando eu ouvi eu assustei, eu pensei "sim, de fato eles mudaram" e confesso o meu receio quanto a essas mudanças, eu preferia a Fresno do Redenção. Porém com o tempo fui aprendendo a entender a música. Uma música de desabafo, com um título claro quanto a esse objetivo. Muitas músicas nessa linha ainda vão vir nesse álbum, o que dá razão a esta ser a faixa-título do disco.

Deixa o tempo
primeira música de trabalho deles. Achei a música a mais pop do disco (isso justifica como sendo a primeira música de trabalho), ela ilustra bem o disco então acho que a escolha foi sensata. O clipe encaixou bem com a música mas não emplacou tanto nas paradas como eu imaginei (sinceramente, prefiro assim, não quero ter que admitir que Fresno virou modinha). A música mostra uma cara nova da banda, ao mesmo tempo enérgica e calcada no sentimento natural de todo ser humano.

Esteja aqui
não sei porque ela me lembrou NX Zero (não considero isso nem um elogio nem um xingamento), fora os sonzinhos eletrônicos que eu nunca vi no NX Zero. Uma música legal de declaração pra tua namorada. Aposto que ela vai se sentir especial, principalmente se ela estiver longe. Gostei da música.

Die Lüge
ainda quero entender porque o título em alemão, eu gostei. Música intensa e muito bem feita, outra música de desabafo como Revanche, mas um desabafo diferente, um desabafo humilhando a pessoa com um ódio reprimido. Achei a música incrível no começo, até uns 57 segundos, depois acho que caiu um pouco o nível (no entanto continuou boa, menos boa, mas ainda boa) ficou mais gritada e menos irônica e sem aquele risinho de ódio reprimido no canto da boca. Na enquete do Vavo essa música foi escolhida a melhor música do disco pela maioria (15,4 %) talvez não a considere a melhor mas ela está lá em cima na minha lista também. P.S: não tenho uma lista.

Nesse Lugar
achei a música muuuuito boa e ela ficou só em décimo lugar na enquete do Vavo. Discordo. Ela está lá em cima na minha hipotética lista. Muito romântica e um romantismo como eu nunca tinha visto na Fresno, um romantismo mais bonito, digamos assim. O arranjo de cordas casou perfeitamente com a música, digna de um breve solo de cello que me deixou louco, uma vez que eu sou um violoncelista (sim, violoncelistas também gostam de Fresno). Toda vez que a ouço, eu vejo a capa do disco, principalmente na hora que fala "a mais distante das estrelas". Música muuuuito boa.

Eu Sei
música muito madura com um refrão intenso que me lembrou bandas indies britânicas. Eles mais uma vez citam o afamado parque da Redenção, a Meca de todo fã de Fresno. Uma música que mostra a realidade deles, que estão constantemente viajando tornando assim difícil um relacionamento (eu imagino). Mais uma música romântica, e eu vejo que a Fresno cresceu muito nesse quesito.

Relato de um Homem de Bom Coração
essa é a Fresno de Ciano. A vida dura de um ser humano, a aventura de viver. Como já ouvimos em outras ocasiões, podemos perceber que a vida do nosso querido eu-lírico teve grandes problemas, talvez hoje ele não encare isso como um problema mas quando se tem 16, esses problemas são maiores (ou aparentam ser). Outra música de desabafo digna de palavras gritadas em meio a guitarras pesadas. Gostei da música, mas acho que ela encaixaria melhor lá em 2006, no Ciano.

Quando Crescer
um pianinho após uma música densa como Relato de um homem... faz bem. Mostra as reflexões nostálgicas do nosso eu-lírico, misturadas às experiências presentes dele. Uma música que alterna os pensamentos do eu-lírico com frases para uma namorada/noiva/esposa, não uma ficante ou qualquer coisa, músicas do Fresno não cabem nisso não há um espírito "Party Everyday" na música deles. Prefiro assim.

Se Você Voltar
me lembrou Maroon 5. Na enquete do Vavo ela amargou o último lugar, não daria uma posição muito melhor pra ela mas última eu acho que foi um pouco exagerado. A música é pra tua namorada e não tem nada de muito mais relevante, pelo menos ao meu ponto vista, mas às vezes a história com a tua namorada foi assim e a música significa tudo pra você. Aí vai da vida de cada um.

A Minha História Não Acaba Aqui
música dançante, como sempre há uma em cada disco, porém apenas o ritmo é dançante a letra é carregada. Aquela música que você canta pra tua ex-namorada da qual você sente muita raiva, mais um desabafo. Na enquete do Vavo ele ficou em antepenúltimo lugar. Concordo, não daria muito mais por ela.

Não Leve a Mal
pela terceira vez nesse álbum, após uma música densa vem uma mais light, só um violãozinho e um piano e o Lucas esbanjando leveza na voz. A música é um pedido de desculpa de uma pessoa que se decepcionou com outra mas aparentemente ainda a ama. "Você vai chover" é uma frase linda que encaixou na música e no disco.

Porto Alegre
mostra o apreço que eles tem por sua terra natal, no entanto, não é um Ode à cidade, mostra que eles amam a cidade mas, infelizmente, tinham que deixá-la por, talvez, a vida deles não se encaixar como eles queriam lá. Na enquete Vavística ela ganhou o terceiro lugar, acho que ela foi ligeiramente superestimada, a música é boa, mas em comparação a outras que tem nesse disco, terceiro lugar foi muita coisa.

Canção da Noite (Todo Mundo Precisa de Alguém)
caramba, essa música é demais! Ela ficou injustamente no sétimo lugar na enquete do Vavo, essa eu ponho em primeiro sem dúvida! É incrível a sensação que ela causa em cada um de nós, nos faz querer "gritar até a garganta sangrar", nos faz bater no peito e cantar com o Tavares "eu preciso, você também, todo mundo precisa de alguém", todo mundo já tentou fechar os ouvidos para essa voz que nos diz esse bordão, mas é impossível manter os ouvidos fechados para uma música como essa. Música épica, marcando um fim apoteótico para esse disco, assim como foi Milonga para o Redenção. Nos faz terminar de ouvir o disco cansados após a catarse que temos com essa canção. O título não poderia ser mais apropriado, pois essa música nos faz anoitecer, mas uma noite bela com mil estrelas brilhando no céu como na capa desse álbum que também não poderia ser mais apropriada. "Eu preciso, você também, todo mundo precisa de alguém"

Após ouvir esse disco e me pergunto sempre: "Qual o melhor: Redenção ou Revanche?" ainda não tive uma resposta e acho que prefiro não ter, prefiro continuar achando os dois os melhores discos que eu já ouvi na minha curta vida. Aguardo o próximo álbum, mas não tão brevemente para eu poder aproveitar bem o Revanche, assim como foi com Redenção. Quando vi que a Fresno ia lançar um novo CD eu pensei: "Mas já?" daí que eu me toquei que já fazia dois anos que eles haviam lançado o Redenção, no entanto eu o ouvia sempre como se tinha acabado de ser lançado. Espero que quando sair o novo disco, ele entre na minha dúvida: "Qual o melhor: Redenção, Revanche ou xxx?"

Um comentário: